*
Programa Municipal para a Pessoa Sem-abrigo 2015-2017
28-10-2015

A situação de sem-abrigo é um patamar de vulnerabilidade social que exige um conjunto de políticas específicas e uma estratégia de intervenção bem definida, quer pela Rede Social de Lisboa, quer pelo Município no âmbito das suas responsabilidades.
A pessoa em situação de sem abrigo é aquela que, independentemente da sua nacionalidade, idade, sexo, condição socioeconómica e condição de saúde física e mental, se encontra sem teto, a viver no espaço público, alojada em abrigo de emergência ou com paradeiro em local precário, ou sem casa, encontrando-se em alojamento temporário destinado para o efeito .

Embora não seja possível ter neste momento um levantamento permanentemente atualizado que contemple todas as situações das pessoas em situação de sem abrigo, poder-se-á tomar como referência a monitorização decorrente do Plano Cidade realizada no ano de 2010. Tendo por base os dados de todas as equipas técnicas de rua, foi possível apurar que, de forma permanente, “em rua” se encontravam cerca de 600 pessoas.
O recente levantamento realizado em Maio de 2015, coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), em articulação com as diversas instituições que atuam nesta área, aponta para um ligeiro decréscimo de pessoas a viver de forma permanente em rua, contabiliza cerca de 500 pessoas em situação de sem-abrigo – Contudo é aceite por todos os intervenientes uma margem de erro, não possível de quantificar, que nos permite aceitar como número de referência as seis centenas de Pessoas Sem Abrigo em Lisboa.

Documentos
Documento em formato application/pdf Programa Municipal para a Pessoa Sem-abrigo 2015-20171822 Kb