Introdução

A pobreza e exclusão social apresentam forte incidência em territórios/áreas criticas, designadamente bairros municipais construídos ao abrigo do PER. A génese destas situações está associada a abandono escolar, baixas taxas de qualificações, percursos marcados por disfuncionalidades familiares e sociais.

A complexidade destas situações, para as quais concorrem múltiplos factores, exige uma intervenção multidimensional, a qual apela à intervenção de equipas multidisciplinares e intersectoriais.

Assim, um dos objectivos prioritários da acção municipal é o de contribuir para a promoção de condições necessárias à implementação de projectos de desenvolvimento comunitário, através do estabelecimento de parcerias com diferentes actores institucionais locais e outros com competência no âmbito do desenvolvimento social local e/ou com capacidade para alocar recursos a estes projectos.

No mesmo quadro de estratégias orientadas para o desenvolvimento social, o município tem como objectivo desenvolver iniciativas na lógica da promoção de condições de apoio ao empreendorismo social, designadamente através da constituição de parcerias qualificadas para a criação de uma incubadora social.