Lançamento da Linha do Cidadão com Deficiência do Provedor de Justiça

Com base em dados, embora escassos, acerca do número de pessoas com deficiência em Portugal, e segundo os Censos de 2011, cerca de 17,8% da população portuguesa com cinco ou mais anos de idade declarou ter muita dificuldade, ou não conseguir realizar, pelo menos, uma das seis atividades diárias (ver, ouvir, andar, memorizar/concentrar-se, tomar banho/vestir-se, compreender/fazer-se entender).

É neste sentido que é criada a Linha do Cidadão com Deficiência do Provedor de Justiça, a qual tem por objetivo o esclarecimento de dúvidas e a resolução de questões apresentadas, não só por pessoas com deficiência, mas por todos aqueles que, de uma ou de outra forma, estão relacionadas ou pretendem estar informadas acerca desta problemática da deficiência.

Para o Provedor de Justiça, o exercício pleno da cidadania é uma causa social transversal, que é também comum às crianças, aos jovens e aos cidadãos idosos, e que não pode deixar de envolver toda a comunidade nacional.

A Linha do Cidadão com Deficiência – 800 208 462 – é gratuita e funciona todos os dias úteis, das 9h30 às 17h30.

A Linha do Cidadão com Deficiência do Provedor de Justiça vai entrar em funcionamento a partir do próximo dia 22 de Abril.