Transporte Porta a Porta

O serviço “Lx Porta-a-Porta” é um transporte urbano flexível gratuito, de percurso fixo e paragens móveis/flexíveis, gerido pela Câmara Municipal de Lisboa em articulação com as juntas de freguesia.

Foi criado em 2004 de forma a responder às necessidades de mobilidade dos bairros mais antigos ou carenciados ao nível de oferta de transporte público. É um serviço que visa articular as deslocações de proximidade das populações nos bairros com o sistema de transporte público, de forma a facilitar as deslocações no interior do bairro e entre o bairro e a cidade.

Desde a sua criação até 2009, funcionaram 8 circuitos diferentes, perfazendo no total cerca de 45 km de percurso. Durante o ano de 2009 o Porta-a-Porta transportou aproximadamente 160.000 passageiros e contabilizou 600.000 km percorridos.

Existem atualmente 7 circuitos a funcionar:

Lumiar/Cruz Vermelha
Bela Flor
Marvila
Campo de Ourique
Bairro Alto
Pena
Alfama/Castelo

Desde 2010 que está curso o processo de descentralização da gestão do Serviço Porta-a-Porta para as Juntas de Freguesia (os circuitos da “Bela Flor”, “Marvila” e “Bairro Alto” já são geridos pelas juntas de freguesia respetivas).