29-09-2015

O Plano de Desenvolvimento de Saúde e Qualidade de Vida da Cidade de Lisboa (PDSQVL) é um instrumento de definição e execução de políticas, projectos e acções relacionadas com a promoção da saúde, a melhoria da qualidade de vida urbana e a prevenção das doenças na cidade de Lisboa.
O Volume I do PDSQVL corresponde ao Perfil Municipal de Saúde de Lisboa (PMSL) e constitui uma primeira fase de caracterização e quantificação da situação existente relativamente aos determinantes sociais, económicos e ambientais da saúde e descreve de forma objectiva e quantificada a prevalência das principais patologias, com realce para alguns grupos e territórios mais vulneráveis na cidade de Lisboa. Ler mais

*
11-07-2013

Os perfis de saúde das cidades são um produto chave no desenvolvimento do projecto Cidades Saudáveis, fornecendo evidência e credibilidade quanto à necessidade de esforços sérios para promover a saúde a nível local. Em Julho de 2013 foi apresentado pela ARSLVT à CML o "Retrato da Saúde em Lisboa - Contributo para um Perfil de Saúde da Cidade", estudo coordenado pelo Professor António Tavares, responsável pela saúde pública na ARSLVT.
Veja mais AQUI Ler mais

O Plano Nacional de Saúde, no seu conjunto, representa o que podemos designar como um “fio condutor” para que as instituições do Ministério da Saúde e outros organismos do sector da Saúde – governamentais, privados e de solidariedade social – e de outros sectores de actividade, possam assegurar ou contribuir para a obtenção de “Ganhos em Saúde”, de 2004 a 2010, orientados pela promoção da saúde e prevenção da doença.

Plano Nacional de Saúde 2012-2016. Ler mais

O Plano Nacional de Saúde Mental 2007-2016 visa a apresentação de uma estratégia nacional para que seja assegurada a toda a população portuguesa o acesso a serviços habilitados para promover a saúde mental, prestar cuidados de qualidade e facilitar a reintegração e recuperação das pessoas com este tipo de problemas.

Plano Nacional de Saúde Mental 2007-2016 Ler mais

A Carta de Equipamentos de Saúde de Lisboa é um instrumento de ordenamento que proporciona a identificação e caracterização dos equipamentos da saúde existentes na cidade de Lisboa. Esta deve ser entendida como uma primeira fase de planeamento da Rede Pública de Equipamentos de Saúde.

Carta de Equipamentos de Saúde de Lisboa Ler mais