Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo - NPISA

Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo - NPISA: Resultante do Plano Cidade para a Pessoa Sem Abrigo e da Plataforma que o operacionalizou, foi consensual entre todos os parceiros a necessidade de criar o NPISA, reorganizando e otimizando a rede de equipamentos existente, implementando o modelo de intervenção integrada de todos os agentes que intervém na cidade.

Para a concretização desta resposta, foi aprovada a afetação de espaço municipal não habitacional do Cais do Gás, sito na Rua do Cintura do Porto de Lisboa, ao Cais do Sodré, para a implementação da “Unidade de Atendimento a Pessoas Sem-Abrigo” – UAPSA.
O protocolo geral de colaboração das 19 entidades que compõem o NPISA foi assinado em 14 de Janeiro de 2015 e os protocolos específicos dos recursos e meios que cada entidade disponibiliza ao NPISA foram assinados no dia 29 de Janeiro de 2015.
O NPISA funciona, tendo como base os seguintes eixos:
- Eixo do Planeamento (sob a coordenação da CML);
- Eixo da Intervenção (sob a coordenação da SCML). Este comporta 3 sub-eixos: o do atendimento (coordenado pela SCML), o da atuação (coordenado pela Comunidade Vida e Paz – CVP) e o do acolhimento (coordenado pela CML em articulação com o ISS).