Centros de Alojamento Temporários

Os Centros de Alojamento Temporários – CAT constituem uma resposta social, que visa o acolhimento por um período de tempo limitado de pessoas adultas em situação de carência sócio - habitacional.

Estes Centros de Alojamento pretendem dar resposta a necessidades básicas, tais como o alojamento, a higiene pessoal, a alimentação, o tratamento de roupas e o acompanhamento psicossocial. O acompanhamento é realizado por uma equipa multidisciplinar (técnicos de serviços social, psicólogos, entre outros) que elabora um projeto alternativo que tem como objetivo a reinserção sócio - profissional da pessoa sem-abrigo.
Todos os centros de alojamento têm algumas camas destinadas a situações de emergência social.

A Câmara Municipal de Lisboa-CML celebrou protocolos com três instituições que gerem os centros de alojamento.

  • Centro de Abrigo da Graça

Este Centro é gerido pela Fundação AMI, através da celebração de Protocolo entre esta Instituição e a C.M.L., datado de 1995.
Morada: Rua Natália Correia/Rua da Graça, nº 31 - 1170.270 Lisboa
Freguesia da Graça

Obrigações contratuais da C.M.L:
Assumir os encargos com as instalações do Centro;
Proceder à realização das respetivas obras de adaptação;
Apoiar e acompanhar a Fundação AMI na gestão do equipamento nos termos de um orçamento apresentado anualmente, cujo valor é comparticipado integralmente pela CML.

Funcionamento do Centro:
Funciona todos os dias do ano, ininterruptamente de 2ª a 6ª. Feira, das 18h00 até às 9h00 da manhã seguinte e aos Sábados e Domingos, das 16h00 até às 10h00 da manhã seguinte;

Tem capacidade para 26 pessoas do género masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, em fase de integração socioprofissional.

As admissões no Centro são efetuadas a partir de encaminhamentos institucionais, sendo que não são admitidas pessoas com problemática de toxicodependência.

  • Centro de Alojamento do Beato

O Centro de Alojamento do Beato é gerido pela Associação Vitae, fruto de um Protocolo entre esta Instituição, a C.M.L. e o Instituto da Segurança Social – ISS, que data de 1999.
Morada: Rua Gualdim Pais, nº 95 - 1900.254 Lisboa
Freguesia do Beato

Obrigações contratuais da C.M.L:
Apoiar e acompanhar o funcionamento do Centro, nos termos estabelecidos no orçamento anual e decorrente da aprovação de um Conselho Consultivo (representantes da CML, do ISS e da Associação Vitae);
O apoio financeiro da C.M.L. consiste em 20% dos encargos, verba decorrente dos custos associados à capacidade de alojamento do Centro (271 utentes).

Funcionamento do Centro:
As admissões no Centro podem ser efetuadas a partir de sinalizações de proveniência diversa: equipas de rua, familiares, munícipes ou por iniciativa própria.
Funciona todos os dias, a partir das 18h00 e até às 9h00 do dia seguinte.

Tem capacidade para 271 camas distribuídas da seguinte forma: 241 para o género masculino e 30 para o feminino.

  • Centro de Alojamento de Xabregas

A gestão deste Centro encontra-se a cargo do Centro Social do Exército de Salvação, através da celebração de um Protocolo entre esta Instituição, a C.M.L. e o Instituto da Segurança Social, datado de 2001.
Morada: Rua da Manutenção, nº 7 - 1900.318 Lisboa
Freguesia do Beato

Obrigações contratuais da C.M.L:
Apoiar e acompanhar o funcionamento do Centro nos termos do orçamento anual, após a sua aprovação;
O apoio financeiro consiste em 50% dos encargos, por referência ao número de utentes (75);

Funcionamento do Centro:
Funciona diariamente entre as 17.30h e as 9.00h do dia seguinte. Para além dos cuidados primários este centro desenvolve ainda cuidados na área da saúde, possuindo um Gabinete de Enfermagem que funciona durante a semana entre as 19.00h e as 21.00h.

Tem capacidade para 75 pessoas distribuídas da seguinte forma: 65 do género masculino e 10 do género feminino.
O utente não poderá possuir problemática de toxicodependência e se for uma situação de primeira admissão, a mesma deverá ser resultante de encaminhamento Institucional.