Este estudo, da autoria dos professores Manuel Villaverde Cabral, Pedro Alcântara da Silva, Mariana Ferreira de Almeida e Susana Cabaço, analisa um conjunto de dimensões pertinente para a apreciação do actual nível de bem-estar da população mais velha residente na cidade de Lisboa e para a caracterização de factores relevantes para a “concretização do pleno potencial” deste grupo da população.
Os dados nele apresentados resultam de um estudo patrocinado pela Câmara Municipal, realizado em 2009, sobre a qualidade de vida e a governança na cidade de Lisboa, em colaboração com os professores Luísa Schmidt e João Seixas, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Ler mais

*

O Plano de Intervenção para a Área do Envelhecimento, aprovado em sessão plenária do Conselho Local de Acção Social de Lisboa em 5.12.2012 resulta de uma proposta do Grupo de Trabalho do Envelhecimento finalizada em 2009. Está prevista a sua actualização com os dados do Censo de 2011.
Veja mais AQUI Ler mais

O Plano Gerontológico Municipal (2009-2013) é um Plano para a cidade de Lisboa que, através de uma visão integrada do processo de envelhecimento, visa promover o envelhecimento activo e saudável dos séniores da cidade, implementando projetos e ações nesta área. Pressupõe que sejam ativados e/ou reforçados os mecanismos de participação social, para uma cidadania plena, implicando o direito a um envelhecimento ativo, com vista a uma plena inserção dos seniores, nomeadamente de pessoas com 55 ou mais anos.
Veja mais AQUI Ler mais