*
Rede Europeia Anti-Pobreza - EAPN Portugal

A EAPN deve a sua sigla ao inglês European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) sendo uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1990, em Bruxelas. A organização está representada em 30 países, nomeadamente em Portugal, através de redes nacionais.

Há mais de 20 anos (17 de Dezembro de 1991) a atuar no nosso país, a EAPN Portugal é uma organização, reconhecida como Associação de Solidariedade Social, de âmbito nacional, obtendo em 1995, o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). A ação da EAPN Portugal, sediada no Porto, estende-se a todo o país através de 18 Núcleos Distritais.

Em 2010 foi-lhe atribuído, pela Assembleia da República, o Prémio Direitos Humanos. A decisão, unânime, foi tomada por um júri constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Núcleo Distrital de Lisboa
O Núcleo Distrital de Lisboa da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza iniciou a sua atividade em 1995, e integra um conjunto de Núcleos de Desenvolvimento e de Luta Contra a Pobreza, que entendemos ser a melhor forma de combater os diferentes fenómenos e causas de pobreza e exclusão social, a nível local e regional.

Este Núcleo surgiu no âmbito do projeto SIFAT (Sistemas de Informação, Formação e Apoio Técnico), promovido pela EAPN Portugal entre 1995 e 2000. O objetivo geral deste projeto consistiu em implementar e dinamizar o funcionamento de Redes Locais de Desenvolvimento e de Solidariedade Social no combate à Pobreza e à Exclusão social, através de "sistemas integrados" de recepção, tratamento e difusão de informação.

Contactos: Rua Soeiro Pereira Gomes
Ed. América, Entr. 7- 3º - Apartamento 311
1600-196 Lisboa
Telefone: 217 986 448
Fax: 217 976 590
E-mail: lisboa@eapn.pt