*
Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis

A Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis é uma associação de municípios que tem como principal objetivo a promoção da saúde e a qualidade de vida das comunidades.

Enquadra-se no movimento das Cidades Saudáveis, da Organização Mundial de Saúde, fazendo parte da Rede das Redes Nacionais de Cidades Saudáveis.

Em Portugal a Rede existe desde 1997, quando foi criada a Associação, atualmente conta com 30 municípios associados, dos quais Lisboa faz parte, tendo inclusivamente sido uma das cidades fundadoras.

Baseia-se nos princípios e estratégias da Saúde para Todos no Seculo XXI e na Agenda 21 Local.

Esta é constituída pelos seguintes órgãos:

  • Assembleia Intermunicipal;
  • Conselho de Administração.

Atualmente a Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis está sedeada na Autarquia do Seixal.

A Câmara Municipal de Lisboa encontra-se representada no Conselho de Administração e no Grupo Técnico através do Pelouro de Desenvolvimento Social.

A Rede promove anualmente um conjunto de iniciativas que têm como objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido por esta associação, bem como estreitar a cooperação entre os municípios associados e parceiros da mesma, promovendo a troca de experiências e boas práticas em matéria de promoção da saúde.

De entre as diversas iniciativas, destacamos o IV Forum da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, que teve lugar em 13 de Novembro de 2012 no Seixal e a Revista Noticias da Rede Cidades Saudáveis, que pode consultar em baixo.

Documentos
Documento em formato application/pdf Noticias da Rede Cidades Saudáveis - nº 7 - 1º semestre de 20122117 Kb