O Departamento de Desenvolvimento Social

Na actual estrutura municipal, a área do Desenvolvimento Social compete ao Departamento de Desenvolvimento Social (DDS), dirigido pela Drª Susana Ramos, que foi integrado na Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (DMHDS), dirigida pela Eng.ª Marta Sotto-Mayor.

No DDS trabalhavam, em 2011, 90 pessoas, com uma larga maioria de mulheres (73), uma elevada percentagem de jovens (38% tinham menos de 40 anos e apenas 20% tinham mais de 50 anos) e muito qualificadas (79% eram técnicos superiores).

O Departamento de Desenvolvimento Social (DDS) tem duas divisões:

  • a Divisão de Acção Social e Saúde, chefiada pela Drª Célia Tereso, que se ocupa das seguintes áreas de intervenção: Dependências, Sem-Abrigo, Saúde, Idosos, Deficiência e Família
  • a Divisão de Cidadania e Inovação Social, chefiada pela Drª Cláudia Prazeres, que, para além das tarefas de Diagnóstico e Planeamento, se ocupa das seguintes áreas de intervenção: Voluntariado, Economia e Empreendedorismo, Cidadania, Rede Social e Desenvolvimento Social. É também a esta Divisão que pertence a iniciativa Espaço a Brincar, dedicada aos Direitos da Criança.

O DDS conta ainda com um núcleo de apoio à Direcção.

Para levar a cabo o seu trabalho, o DDS tem de se articular, a nível interno, com os restantes serviços municipais que de algum modo interagem na esfera do desenvolvimento social, mas também, a nível externo, com um grande número de parceiros, nomeadamente IPSS e associações, incluídos ou não na Rede Social de Lisboa, e Juntas de Freguesia, essenciais na concretizaçao dos programas de proximidade de iniciativa municipal.

Veja a estrutura orgânica do DDS, com os respectivos núcleos e seus responsáveis, no organigrama em baixo.

Documentos
Documento em formato application/pdf Organigrama do Departamento de Desenvolvimento Social92 Kb