*
*
*
*
Projecto europeu EURO-HEALTHY
01-03-2017

A Câmara Municipal de Lisboa está a participar no projecto europeu EURO-HEALTHY (Shaping EUROpean policies to promote HEALTH equitY), coordenado, em Lisboa, pela Prof.ª Dr.ª Paula Santana do Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras de Coimbra, com a colaboração do Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa, Prof. Paulo Correia, e com a participação do Pelouro dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, Vereador João Afonso.

O EURO-HEALTHY tem na sua base a construção de um índice multidimensional que permitirá avaliar a saúde populacional a várias escalas geográficas (regiões dos 28 países da EU; 10 áreas metropolitanas, incluindo a Área Metropolitana de Lisboa e 2 casos de estudo - Municípios de Lisboa e Turim). Estes dois casos de estudo, em Lisboa e Turim, estão a permitir investigar, com maior detalhe, de que forma os métodos desenvolvidos neste projecto poderão apoiar a tomada de decisão política ao nível local.

O índice de Saúde da População (ISP) considera a saúde como resultado da interacção de múltiplas determinantes (demográfica, ambiental, social, económica, etc.), resultados em saúde e respectivas políticas públicas.

Por isso, realizou-se no passado dia 20 de Fevereiro, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), o 2º Workshop referente ao “Estudo de caso de Lisboa” com o objectivo de validar dos problemas que afetam a equidade em saúde (resultado do 1.º Workshop) e a adequação das políticas na sua resolução.