*
Reunião plenária do Conselho Local de Ação Social de Lisboa ( CLAS-LX)
15-07-2016 CML/CH

Foi na Casa dos Direitos Sociais – Espaço Municipal da Flamenga que, no dia 14 de julho, se realizou a reunião plenária do Conselho Local de Ação Social de Lisboa.
Presidiram à mesa João Afonso, vereador dos Direitos Sociais, Paulo Alves, representante do Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa, e Sérgio Cintra, em representação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O vereador João Afonso abriu a sessão com algumas informações prévias, nomeadamente a apresentação dos novos membros do Núcleo Executivo da Rede Social, que inclui elementos da ARS, CDL,CML, CVP, IEFP e SCML. Seguiu-se o primeiro ponto da ordem de trabalhos, que consistiu na aprovação das atas 23, 24 e 25 das sessões plenárias anteriores.

O segundo ponto da ordem de trabalhos foi a apresentação de 25 novas adesões à Rede Social de Lisboa. O vereador João Afonso referiu que, com estas novas adesões, o CLAS-LX passou a contar com 431 parceiros.

O terceiro ponto da ordem de trabalhos foi a apresentação de três novas candidaturas ao Programa de Respostas Integradas (PRI), nomeadamente o Centro de Acolhimento de Alcântara e o Programa de Substituição de Baixo Limiar de Exigência do Beato.

Foi apresentada e aprovada uma sinopse do Diagnóstico Social da Cidade de Lisboa 2015/2016, tendo o vereador mencionado como este trabalho tem sido desenvolvido há cerca de um ano, com a colaboração de muitas entidades e organizações. Neste diagnóstico abordaram-se temas como o desemprego, a situação das pessoas sem-abrigo, os idosos, crianças em risco, toxicodependentes, etc. João Afonso destacou ainda o trabalho exaustivo de Teresa Craveiro da CML, que coordenou o plano de trabalhos do diagnóstico social de Lisboa 2015-2016, bem como o trabalho de Fernanda Belo da Santa Casa da Misericórdia e de Alice Nunes do Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa.

Por último, foi apresentada a Matriz do Plano de Desenvolvimento Social de 2016/2019, os seus Eixos estruturantes, Finalidades, Objetivos Gerais e Objetivos Específicos, bem como uma Proposta de Consulta do Plano de Desenvolvimento Social de Lisboa.