*
II Escola SOMOS - Chamada para participantes
18-07-2016

A Câmara Municipal de Lisboa, no quadro do SOMOS – Programa Municipal de Educação para os Direitos Humanos, através do Pelouro dos Direitos Sociais, promove de 1 a 3 e de 5 a 7 de Setembro de 2016 a II Escola SOMOS.

A Câmara Municipal de Lisboa, no quadro do SOMOS – Programa Municipal de Educação para os Direitos Humanos, através do Pelouro dos Direitos Sociais, e em parceria com o Agrupamento de Escolas de Alvalade e o Centro de Formação Prof. João Soares, promove de 1 a 3 e de 5 a 7 de Setembro de 2016 a II Escola SOMOS, destinada a professores/as e a entidades da economia social promotoras de programas de voluntariado.
A segunda edição da Escola SOMOS realiza-se na Escola Secundária Padre António Vieira em Alvalade, surgindo como uma forma de agregar actividades com sinergias similares, onde os/as envolvidos beneficiam do mútuo encontro.

A II Escola SOMOS tem como objectivos:
• Capacitar multiplicadores/as de Educação para os Direitos Humanos e Cidadania Democrática, que trabalhem nas escolas da cidade de Lisboa, com vista:

o À sua integração na futura Bolsa de Multiplicadores/as SOMOS ; o À promoção de sessões específicas de Educação para os Direitos Humanos e Cidadania Democrática em contextos escolares; o Ao desenvolvimento das prácticas transversais da docência, em coerência com Direitos Humanos e Cidadania Democrática. • Promover o encontro entre diferentes actores envolvidos no SOMOS e no universo da Educação para os Direitos Humanos e Cidadania Democrática em Lisboa; • Disseminar produtos relevantes no domínio da Educação para os Direitos Humanos e Cidadania Democrática.

Na II Escola SOMOS promovem-se três formações em paralelo, de participação gratuita, mediante candidatura:
1. Formação de Professores/as SOMOS - Educação para os Direitos Humanos (1-3 e 5-7 de setembro) - visa o desenvolvimento de competências em Educação para os Direitos Humanos, com enfoque na implementação de ações e práticas de sensibilização no quadro do SOMOS;
2. Formação de Professores/as SOMOS - Educação para a Cidadania Democrática (1-3 e 5-7 de setembro) - visa o desenvolvimento de competências em Educação para a Cidadania Democrática, com enfoque na implementação de ações e práticas de sensibilização no quadro do SOMOS;
3. Formação em Gestão de Voluntariado (1-3 e 5-7 de setembro) - visa o desenvolvimento de competências dos/as técnicos/as das entidades promotoras responsáveis pela gestão do voluntariado;

As candidaturas às formações da 2ª Escola SOMOS são efectuadas através do preenchimento do formulário patente em https://goo.gl/2bmVoK até dia 3 de Agosto.

Informações detalhadas em anexo.

Contacto para esclarecimentos: somos@cm-lisboa.pt
Para esclarecimentos adicionais podem ser contactadas as técnicas Rute Oliveira, Sandra Marques e Paula Nobre através dos telefones 217989216/89002/89034.

Documentos
Documento em formato application/pdf Apresentação Detalhada II Escola SOMOS568 Kb