*
*
Programa SOMOS
02-06-2016 AF/SX
Somos os direitos que temos

O Eurobarómetro sobre “Discriminação na União Europeia em 2012” refere que apenas 28% dos/das portugueses/as conhecem os seus direitos neste domínio e 59% da população assume não conhecer os seus direitos.

O SOMOS - Programa Municipal de Educação para a Cidadania Democrática e Direitos Humanos constitui-se como uma resposta a este fenómeno e tem como objectivo geral o desenvolvimento de uma cultura universal de Direitos Humanos e de Cidadania Democrática em Lisboa, através da formação e sensibilização de cidadãos e organizações da cidade.
O SOMOS é um programa inovador em Lisboa e no espaço europeu, que materializa a nível local os compromissos e princípios assumidos na Carta do Conselho da Europa sobre a Educação para a Cidadania Democrática e a Educação para os Direitos Humanos.
No seu primeiro ano de implementação, o SOMOS prioriza a criação da sua Bolsa de Multiplicadores e o desenvolvimento da cooperação entre CML e entidades parceiras. Uma vez consolidadas as parcerias, será possível a qualquer entidade solicitar gratuitamente ações de sensibilização ao SOMOS, em temas como: Introdução aos Direitos Humanos, Cidadania Democrática, Bullying, Discriminação Étnica, Violência de Género, Direitos da Criança, Homofobia, entre outros.