*
*
Dia Mundial da Saúde
07-04-2016 CH/CML

O Dia Mundial da Saúde, 7 de Abril, é dedicado à Diabetes e na Quinta das Conchas há actividades durante toda a manhã. à tarde, nos Paços do Concelho, é assinado um protocolo para saúde porta a porta e ao final do dia vários monumentos iluminam-se de azul.

7 de Abril é o dia Mundial da Saúde e Lisboa ilumina à noite alguns dos seus monumentos de azul, a cor simbólica da Diabetes. Mas o dia é inteiramente dedicado à saúde com atividades no parque da Quinta das Conchas, entre as 10h00 e as 13h00, e a assinatura do protocolo “Projeto Saúde Porta a Porta”, nos Paços do Concelho a partir das 14h30.

A jornada começa às 10h00 na Quinta das Conchas, com o lançamento da quinta edição da Corrida Solidária e várias atividades como estafetas, aula de zumba, karaté ou jogos tradicionais.

Lugar ainda para um workshop de danças tradicionais africanas, avaliação com questionário de risco da Diabetes e um workshop sobre a doença.

Resultado de uma parceria da Câmara de Lisboa com várias organizações e entidades, a iniciativa pretende despertar a consciência de crianças, jovens e comunidade educativa e empresarial para o seu papel na construção de uma cidadania ativa e na promoção da saúde, contribuindo para um desenvolvimento sustentável, assim como promover a reflexão para a educação para a cidadania global.

Ao final do dia são iluminados alguns monumentos com a cor simbólica da Diabetes – azul -, como o Edifício dos Paços do Concelho, a Estátua do D. José na Praça do Comércio e a Fonte do Império em Belém.