*
*
*
*
*
15º torneio internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas
13-10-2015 CML/CH

É já um acontecimento histórico na capital portuguesa a XV edição do torneio internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas voltou a ser um êxito, vencido este ano pela Seleção Nacional e Portugal. João Afonso, vereador dos Direitos Sociais participou na entrega de prémios e reafirmou a vontade numa Lisboa “cada vez mais inclusiva e boa para todos”.

O torneio, promovido pela Associação Portuguesa de Deficientes de Lisboa (APD – Lisboa), decorreu durante o fim de semana de 10 e 11 de outubro no pavilhão municipal Manuel Castellbranco, na Graça, e contou com o apoio da autarquia.
Para além da equipa organizadora, participaram a Seleção Nacional portuguesa, a APD Leiria e a espanhola C.P. Mideba, que numa emocionante e renhida final foi vencida pela representante das quinas.
Este é um torneio que de resto alia à vontade de confraternização e de promoção desta modalidade desportiva para pessoas com deficiência, a possibilidade promover ritmo competitivo à Seleção Nacional, afirmou Bruno Lopes, responsável pelo departamento de Desporto da APD Lisboa e um dos atletas da equipa.
Bruno Lopes lembrou que a Seleção Nacional subiu recentemente à divisão B e salienta que a equipa C.P. Mideba é uma equipa da primeira divisão espanhola que conquistou no ano passado a terceira posição no campeonato daquele país. A APD Leiria é a equipa bicampeã nacional.
A APD Lisboa ficou em último lugar mas isso não incomoda Bruno. “Convidamos sempre equipas superiores a nós porque somos altruístas”, diz, frisando que “não estamos aqui para ganhar mas sim para aumentar o nível da competição em Portugal.”