*
*
*
*
Lançado Programa + Voluntariado
21-09-2015 CML/CH

A Câmara Municipal de Lisboa e a Confederação Portuguesa de Voluntariado apresentaram no dia 21 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o programa + Voluntariado para a cidade de Lisboa. Na apresentação pública do programa estiveram o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, o presidente da CPV, Eugénio Fonseca, o representante desta instituição e vice-presidente do Centro Europeu de Voluntariado, João Teixeira, a diretora dos Direitos Sociais, Susana Ramos, parceiros e várias individualidades.Veja aqui o video

O programa insere-se no âmbito de Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015 e destina-se a apoiar financeiramente o desenvolvimento de pequenas ações ou projetos que promovam o voluntariado na cidade, assim como dar visibilidade e reconhecimento do voluntariado a nível local, nacional e internacional, promover sinergias sustentáveis e dar continuidade à implementação das recomendações da Agenda Política Europeia Para o Voluntariado-APEV.
Na convicção de que a prestação de apoio a entidades promotoras de voluntariado para a execução de pequenas ações, atividades e/ou projetos é essencial para a sua promoção e multiplicação em Lisboa, com base em valores de responsabilidade, o programa fixa um conjunto de regras que visam garantir uma correta avaliação dos projetos apresentados a concurso.
Poderão candidatar-se as Instituições particulares de Solidariedade Social e as pessoas coletivas que lhe forem legalmente equiparadas, com sede no concelho de Lisboa, através da CPV, gestora do programa, em formulário próprio disponibilizado para o efeito em http://www.convoluntariado.pt. Não é permitida a apresentação de candidaturas por pessoas individuais.
Salientando a importância desta iniciativa conjunta que se estende até 2016, o vereador dos Direitos Sociais referiu que “375 euros é o valor máximo da prestação que pode ser atribuída, uma pequena gota de água mas que pode ser uma gota de água para ajudar no trabalho de pequenas causas e pode viabilizar um projeto, que de outra forma não podia ser executado”.
O formulário da candidatura e os documentos obrigatórios devem ser entregues ou remetidos à CPV através do site indicado ou remetidos para o endereço eletrónico geral@convoluntariado.pt, com comprovativo eletrónico de entrega.