CML aprova 1º Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes
17-09-2015 CML/AR
Lisboa: um lugar para todos

Lisboa é uma cidade com lugar para todos e todas, num cruzamento de culturas e pessoas que chegam de várias partes do mundo e enriquecem a realidade urbana. Se o interculturalismo tem uma relevância confirmada a vários níveis, desde a criação de emprego à renovação demográfica, também cria desafios. Neste sentido, a autarquia, através do Pelouro dos Direitos Sociais, elaborou e aprovou por unanimidade, no passado dia 15 de Julho, o I Plano Municipal para a Integração de Imigrantes de Lisboa (ver proposta 474 votada em reunião do executivo).

O documento, que lista várias acções para levar a cabo até 2017, assume como objectivo a criação de medidas e de instrumentos de integração da população imigrante da cidade de Lisboa, numa perspectiva inclusiva e geradora de oportunidades para todos e todas, reconhecendo as potencialidades que a diversidade cultural atribui à própria cidade (ver Enquadramento Síntese, PMIIL 1). Toda a estratégia envolveu uma grande análise da matéria, bem como a recolha de dados, que permitem perceber como está a evoluir o fenómeno da imigração, que pessoas envolve, quais novidades traz para a sociedade portuguesa (ver Diagnóstico da População Imigrante PMIIL 2).

Na rua e como primeiro elemento concreto deste plano, está já o Roteiro Lisboa Imigrante, um instrumento que visa facilitar informação útil a este processo de integração, e em anexo ao Plano Municipal para a Integração de Imigrantes de Lisboa, encontramos um segundo volume com um diagnóstico da população imigrante residente na cidade, realizado com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, que descreve quem são, onde estão, e o que fazem as pessoas que escolheram a cidade de Lisboa como sua.

Documentos
Documento em formato application/pdf Enquadramento, Sintese do Diagnóstico e Estratégia de Intervenção2476 Kb
Documento em formato application/pdf Diagnóstico da População Imigrante residente em Lisboa7692 Kb
Documento em formato application/pdf Proposta246 Kb