*
*
18 e 19 Setembro
Mercado de Voluntariado
19-09-2015 CML/CH
Iniciativa Integrada no programa da Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015

A primeira edição do Mercado de Voluntariado, que vai acontecer na próxima sexta e sábado, das 9 às 19h00, no Mercado Rosa Agulhas, em Alcântara, é uma iniciativa realizada no âmbito do programa da Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015, pretendendo pôr em contacto os voluntários (ou pessoas que o querem começar a ser) e as estruturas que estão a precisar de voluntários e podem ajudar a esclarecer muitas dúvidas.

É um espaço especial de troca, onde não há produtos, mas sim oportunidades de voluntariado e o debate sobre as questões mais candentes sobre esta área, fundamental em tantos aspectos da vida das pessoas, individual e colectivamente.
Para além da Câmara Municipal de Lisboa, da Junta de Freguesia de Alcântara, da Confederação Portuguesa de Voluntariado e da Comunidade Vida e Paz, directamente envolvidas na organização, são mais de trinta as instituições, de diversas áreas, da saúde à cultura, que se apresentam ao longo das bancas deste Mercado, onde cada pessoa poderá conhecer melhor onde e como fazer voluntariado e/ou, paralelamente, ouvir falar e intervir sobre temas diversos ligados a esta matéria.

Há um programa de workshops, que durante a tarde (ver quadro anexo), vão abordar as questões fundamentais para o futuro do voluntariado ou para o voluntariado que queremos ter numa sociedade cada vez mais participada. Uma lista de debates que cobre itens como:
1) Porque fazemos voluntariado,
2) quais os desafios que isso coloca a cada pessoa que se propõe envolver-se numa acção,
3) quais são os direitos e deveres do voluntário,
4) qual o valor económico do voluntariado,
5) o voluntariado em áreas tão diferentes como a saúde, a cultura, a arte e a terapia pela arte,
6) modos de operação no terreno e voluntariado de longa duração.

Neste conjunto de debates deixou-se ainda espaço para discutir que nem tudo é voluntariado, porque está é uma actividade com limites definidos e um âmbito de intervenção específico. Sendo no entanto, o trabalho dos voluntários, e a sua entrega às tarefas que se propõem cumprir muitas vezes e de forma invisível, uma das principais matérias-primas da coesão da cidade.

É também graças a estas pessoas que Lisboa é uma cidade mais inclusiva, mais igualitária e mais justa. E foi exactamente a dinâmica deste sector em Lisboa que chamou a atenção do júri internacional que escolheu a cidade para ser a Capital Europeia do Voluntariado no ano de 2015. Este Mercado de Voluntariado será seguido por diversas iniciativas que prometem mudar um pouco a face da cidade, bem como deixar as sementes para definir que voluntariado queremos ter para o futuro e quais as questões que precisamos de continuar a debater e estratégias definir nesta área.

Lista de participantes
no 1ª Mercado de Voluntariado de Lisboa:

Associação VOX Lisboa;
Projeto Darte;
Associação Nova Dimensão;
Leigos para o Desenvolvimento;
Associação Conversa Amiga;
Associação Gulliver;
Santa Casa da Misericórdia de Santarém;
Santa da Casa da Misericórdia de Lisboa;
Associação Gira;
APORFEST;
Serve The City;
Corpo Nacional de Escutas;
Atelier Serafina;
Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa;
Casa da Sopa;
Liga das Doenças Reumáticas;
CAOJ;
Nova Acrópole;
Kibera;
Lar Jorbalan;
ACAPO;
Fundação Liga;
Ajuda de Mãe;
Centro Cultural do Rio Seco;
Fundação São João de Deus;
REFOOD;
Sonha, Faz e Acontece;
Terra dos Sonhos;
O Companheiro;
ADDHU;
Associação para a Promoção da Segurança Infantil;
Pensar Verde
Exército de Salvação.

Organização:
Câmara Municipal de Lisboa,
Junta de Freguesia de Alcântara,
Confederação Portuguesa de Voluntariado
Comunidade Vida e Paz