Deitar abaixo barreiras em conjunto é uma questão de dinheiro?
Lisboa discute acessibilidades e mercado de trabalho em encontro das Eurocidades
19-06-2015 AR
18 e 19 de junho 2015 Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa

As cidades de Lisboa, Berlim e a rede de EUROCIDADES juntaram-se para fazer um debate internacional sobre dois temas fundamentais: acessibilidades e emprego. Uma análise sobre a forma como as acessibilidade têm impacto social e económico, tanto em termos de igualdade como em termos de mercado de trabalho. Cities for accessibility, jobs and Inclusion – deitar barreiras abaixo em conjunto é o desafio lançado neste encontro, que decorrerá em Lisboa, nos Paços do Concelho, nos próximos dias 18 e 19 (programa anexo).

Discutir políticas, estando próxima uma agenda europeia única no que toca a acessibilidades, mas também apresentar soluções concretas de vários municípios é o objectivo. Representantes da Comissão Europeia, da Organização Mundial da Saúde, responsáveis autárquicos de várias cidades, elementos da sociedade civil e académicos juntam-se neste encontro, cujos trabalhos encerram com uma intervenção do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

A EUROCITIES, fundada em 1986, é uma rede de cooperação que agrega governos locais de mais de 130 cidades e 30 países europeus. Constitui um espaço de partilha de conhecimentos, troca de experiências, análise de problemas e desenvolvimento de soluções relativas à gestão dos espaços urbanos e metropolitanos.

O site oficial (http://www.eurocities.eu/) ilustra o objectivo de funcionar em rede, proporcionando um espaço de troca de experiências e interajuda entre os membros da EUROCITIES, subordinado à visão de um futuro sustentável e partilhado pelos cidadãos.

Commission document on Access City Awards 2014.

http://ec.europa.eu/justice/events/access-city-award-2015/files/access-city-award-2014-brochure_en.pdf

Documentos
Documento em formato application/pdf Programa 873 Kb