*
*
*
*
*
Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes de Lisboa na reta fina
08-06-2015 CML/CH

O I Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes de Lisboa está na reta final. No âmbito da agenda do grupo de trabalho - que envolve técnicos da autarquia, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e do Serviço Jesuíta aos Refugiados -, realizou-se, dia 8 de junho, na Câmara Municipal de Lisboa, um novo encontro destinado à "auscultação final dos grupos de trabalho".

A sessão, que contou com a participação do vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, teve em vista a preparação do documento final que deverá ser entregue até 30 de junho, no âmbito de uma candidatura ao FEINPT - Fundo Europeu de para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, a convite do ACM - Alto Comissariado para as Migrações.

O documento estratégico tem como principal objetivo a criação de medidas e de instrumentos de integração da população imigrante da cidade de Lisboa, uma cidade intercultural.

Dados do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território revelam que Lisboa foi, apesar da crise, a única cidade do país onde se registou um aumento da população estrangeira, em contraponto com o panorama nacional.