Promoção da saúde e qualidade de vida
28-05-2015 CML/CH

Até ao final de 2015, a Câmara de Lisboa “quer concluir o Plano de Desenvolvimento de Saúde e Qualidade de Vida” da cidade, avançou João Afonso, vereador dos Direitos Sociais da autarquia, no final de um encontro de especialistas de saúde em Lisboa. Veja o video aqui

O encontro de dia 28 de maio, no MUDE, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, contou com a participação de Rui Portugal, coordenador do Plano Nacional de Saúde, e Isabel Loureiro, da Escola Nacional de Saúde Pública.
Este foi o primeiro de um conjunto de debates, a realizar durante os próximos meses, e acontece após a definição do “Perfil Municipal de Saúde de Lisboa” que constitui o primeiro volume do PDSQVL (Plano de Desenvolvimento de Saúde e Qualidade de Vida de Lisboa).
Vida ativa, vulnerabilidades, cidade em envelhecimento, acesso a cuidados de saúde de qualidade, políticas no ciclo de vida, serão os temas em foco, nesta “plataforma colaborativa” de promoção da saúde em Lisboa.
O projeto, coordenado por Teresa Craveiro da CML, integra uma equipa multidisciplinar da autarquia, peritos em ambiente urbano (Quercus e Lisboa E-Nova), motricidade, nutrição (Escola Nacional de Saúde Pública), Centros de Saúde, Direção Geral de Saúde, Direção Geral de Educação, e especialistas em Design Urbano. Também as juntas de freguesia serão chamadas a participar, informou Teresa Craveiro.
Os próximos workshops estão agendados para os dias 4 de junho (Cidade em Envelhecimento) e 18 de junho (Vulnerabilidades), também no MUDE.