Origamis com Direitos das Crianças em Alcântara
03-06-2015 CML/CH

Transformada numa autêntica embaixada dos direitos da criança, a Junta de Freguesia de Alcântara apresenta até ao final de junho uma exposição singular: por todo o lado há origamis a lembrar os direitos dos mais pequenos e o convite é para que miúdos e graúdos ali vão conhecer, brincar e ajudar a construir uma mostra que se pretende dinâmica e em atualização permanente. veja o video aqui

A inauguração assinalou o Dia Internacional da Criança, 1 de junho, e foi marcada pelos alunos da Escola Básica Raul Lino com trabalhos que eles próprios construíram, o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, e o presidente da Junta, Davide Amado. Contou ainda com a presença do ex-reitor da Universidade de Lisboa, Sampaio da Nóvoa, “o António” frisou João Afonso. Porque, disse o vereador às crianças, “todos temos um nome e esse é também um dos nossos direitos”.
Sentadas no chão e nas escadas as crianças ouviram atentamente o vereador, que lembrou, para além do direito a brincar, alguns direitos como o direito à liberdade, a comer, à casa, à educação, à saúde, à família, a ser protegido ou a não viver a guerra, entre tantos outros.
João Afonso desafiou ainda as crianças a visitarem o Espaço a Brincar, projeto municipal que apoiou a exposição e propõe “Uma Viagem pelos Direitos da Criança e do Jovem”. “A casa mais bonita da cidade de Lisboa” frisou.