ACM Fora de Portas
26-05-2015 CML/CH

Decorreu, nos dias 23 e 24 de maio, em plena Alameda D. Afonso Henriques, uma ação de diálogo inter-religioso, denominada ACM Fora de Portas - uma iniciativa do Alto Comissariado para as Migrações em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio das Juntas de Freguesia de Arroios e do Areeiro. Veja aqui como decorreu

O vereador do pelouro dos Direitos Sociais, João Afonso, elogiou a iniciativa e garantiu o apoio da Câmara Municipal de Lisboa a todas as ações que visem promover a integração social e o direito à prática religiosa enquanto direito de cidadania, reforçando a coesão social. Para o autarca, a multiculturalidade é uma marca identitária de Lisboa, que deve ser incentivada pois "valoriza a cidade, enriquecendo a sua cultura".

A ação, que congregou nove associações religiosas de outros tantos credos, atraiu muitas dezenas de pessoas, mormente crianças. O evento visou dar visibilidade às comunidades religiosas, promover o diálogo inter-religioso e a integração das comunidades de diferentes origens étnicas e culturais através da vivência da religião como "espaço de vivência de cidadania, paz, tolerância e mútuo entendimento".

Margarida Martins, presidente da Junta de Freguesia de Arroios, recordou que nas escolas desta freguesia existem alunos de 24 diferentes nacionalidades e que o seu executivo vem promovendo o diálogo intercultural, nomeadamente através do programa "Volta ao Mundo" (no âmbito do projeto municipal BIP/ZIP). Por seu lado, Pedro Calado, Alto Comissário para as Migrações, manifestou a sua satisfação por esta iniciativa, num momento em que do estrangeiro "chegam notícias preocupantes", que vem reforçar a coesão social e o diálogo multicultural, numa sociedade onde esta prática é, felizmente, "muito salutar".

No evento, que contou com atuações de grupos de dança e música de diversas comunidades religiosas, workshops e espaços de oração, marcaram presença a Aliança Evangélica Portuguesa, a Associação Internacional Buddhas Light de Lisboa, a Comunidade Bahá'i de Portugal, a Comunidade Islâmica de Lisboa, a Comunidade Hindu de Portugal, a Igreja Católica Apostólica Romana (Patriarcado de Lisboa), a Igreja Lusitana Católica apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana), a Sikh Comunidade e a União Budista Portuguesa.