*
*
*
*
*
Jantar comunitário abre Colóquio “Migrações multiculturalismo, laicidade e integração na Europa”
11-05-2015 CML/CH

O Largo do Intendente encheu-se, dia 10 de maio, para participar num jantar comunitário e assistir ao documentário La Cour de Babel, da realizadora francesa Julie Bertuccelli, sobre a integração da comunidade imigrante em França.

O evento, que assinalou o arranque do colóquio “Migrações multiculturalismo, laicidade e integração na Europa”, uma iniciativa do Instituto Francês de Portugal (IFP) e do liceu Charles Pierre, que decorre dias 11 e 12, na Fundação Calouste Gulbenkian, contou com o apoio da Junta de Freguesia de Arroios e da CML. No início do jantar, o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, agradeceu a participação de todos e o exemplo de cidadania, num evento que volta a dignificar um dos bairros mais multiculturais da cidade.

Foram muitos os que acorreram e participaram no jantar onde não faltaram algumas especialidades da gastronomia francesa. O filme de Julie Bertuccelli, 2013, acompanha o dia a dia dos alunos, entre os 11 e os 15 anos, de uma escola nos arredores de Paris e o seu esforço para aprender a língua, as suas tensões e estranhezas num ambiente onde tudo é novidade, e o esforço de se integrarem na nova sociedade.