*
*
*
Saúde e Qualidade de Vida em debate
08-04-2015 CML/CH
Comemorações do Dia Mundial da Saúde

O papel do Município na promoção da saúde e qualidade de vida - Do Perfil ao Plano um processo participado em curso, foi o tema de um encontro realizado no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. A apresentação das principais linhas orientadoras do Plano de Desenvolvimento de Saúde e Qualidade de Vida em Lisboa esteve a cargo do vereador responsável pelo pelouro dos Direitos Sociais, João Afonso, numa sessão que contou também com a presença do vereador Jorge Máximo. Veja o video da sessão

O plano é um instrumento estratégico que, em conjunto com o maior número possível de parceiros, procura melhorar a qualidade de vida na cidade, afirmou João Afonso. O perfil de saúde em Lisboa Lisboa é traçado com base em indicadores que são fornecidos pela Administração Regional e Saúde, como doenças coronárias, demências, diabetes, tabagismo ou hábitos alimentares, entre outros, e indicadores demográficos ou ambientais.

Com base neste perfil foi definido um conjunto de cinco eixos - vida ativa, vulnerabilidades, cidade em envelhecimento, acesso a cuidados de saúde de qualidade e políticas no ciclo de vida - a partir dos quais se pretende evoluir para uma cidade mais saudável.
“É um bom ponto de partida mas há muito trabalho para fazer”, disse o vereador, acrescentando que se espera a conclusão do plano até final do ano, com ações concretas para implementar.

Na sessão, que decorreu no CIUL-Centro de Informação Urbana de Lisboa, com o objetivo de recolher contributos dos diversos parceiros envolvidos no projeto, participaram representantes da Administração Regional e Saúde (ARS) e da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), debatendo a carência dos cuidados continuados em Lisboa, as dependências, a saúde mental, aliada ao envelhecimento, e a alimentação, questões que precisam de uma visão integrada na saúde.