*
*
*
*
*
Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015
06-03-2015 CML/CH

Decorreu no dia 5 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação pública da “Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015”. Uma distinção atribuída pelo Centro Europeu de Voluntariado (CEV), no seguimento de uma candidatura apresentada pela autarquia, entre outras capitais europeias candidatas. Veja aqui o video

Na cerimónia esteve presente o Vice-Presidente do CEV, João Teixeira, que leu uma mensagem da Presidente desta organização, Eva Hambach, o vereador da Participação e Citivismo do município de Barcelona, vereadores da autarquia, presidentes de juntas de freguesia, parceiros do projeto e várias individualidades.

João Afonso, vereador dos Direitos Sociais, agradecendo aos técnicos da autarquia, aos numerosos voluntários e aos parceiros que com o seu trabalho permitiram a Lisboa receber esta distinção, referiu que “a responsabilidade é grande mas é bom acordar com a esperança de um dia melhor, e é bom adormecer pensando num mundo melhor”.

A decisão do júri internacional reconhece a forma como a cidade soube pôr em prática a Agenda Política Europeia para o Voluntariado. Destacando o papel desenvolvido pelo Banco de Voluntariado de Lisboa, um dos maiores que existe nesta área e que colabora com mais de 170 entidades e instituições em diferentes áreas de intervenção. A distinção vem, sobretudo, dar visibilidade a uma rede solidária que já faz muito pela comunidade. E quer mais, numa sociedade de pessoas para pessoas, onde se abram caminhos de futuro.

Com o lema “Participar Faz Diferença”, Lisboa vai celebrá-lo durante 2015. O programa envolve as mais diversas instituições, fazendo não só destacar o voluntariado nas suas várias vertentes, como refletindo sobre a necessidade do reconhecimento do voluntário e das competências que este adquire. Debate para fazer em várias plataformas, ao longo do ano, envolvendo no programa não só a cidade mas trazendo até Lisboa as atenções nacionais e internacionais.