*
Apresentação de Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015
04-03-2015 AR/CH/CML
Paços do Concelho, quinta feira, dia 5, 12h00

Na próxima quinta feira, dia 5 de março, pelas 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, terá lugar a apresentação pública da Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015.

O aumento do número de voluntários em Lisboa e o seu papel em variadas iniciativas tem vindo a alargar uma rede de coesão e participação que se pretende cada mais interventiva e reconhecida. Da cultura ao desporto, do ambiente à intervenção social, há pessoas dispostas a dar parte do seu tempo, experiência e conhecimento aos outros. A mobilização de todos foi crucial em grandes ações como, por exemplo, a EXPO 98 ou o Euro 2004. Há muitos outros momentos e iniciativas, mais pequenas, com certeza menos visíveis, mas que marcam todos os dias a vida da comunidade.

E é esta força que permitiu que Lisboa fosse escolhida para Capital Europeia do Voluntariado 2015, no seguimento de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal. A decisão do júri internacional reconhece a forma como a cidade soube por em prática a Agenda Política Europeia para o Voluntariado. Destacando o papel desenvolvido pelo Banco de Voluntariado de Lisboa, um dos maiores que existe nesta área e que colabora com mais de 170 entidades e instituições em diferentes áreas de intervenção.

A distinção vem, sobretudo, dar visibilidade a uma rede solidária que já faz muito pela comunidade. E quer mais, numa sociedade de pessoas para pessoas, onde se abram caminhos de futuro.

Porque o Voluntariado Faz Diferença, Lisboa vai celebrá-lo durante 2015. O programa envolve as mais diversas instituições, fazendo não só destacar o voluntariado nas suas várias vertentes como refletindo sobre a necessidade do reconhecimento do voluntário e das competências que este adquire. Debate para fazer em várias plataformas ao longo do ano, envolvendo no programa não só a cidade mas trazendo até Lisboa as atenções nacionais e internacionais

Documentos
Documento em formato application/pdf Folheto1327 Kb