*
*
*
*
8º aniversário da Confederação Portuguesa do Voluntariado
20-01-2015 CH/CML

Decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 19 de janeiro, a sessão comemorativa do 8º aniversário da Confederação Portuguesa do Voluntariado. A CPV é uma estrutura que integra 25 organizações, entre instituições e outras entidades (algumas, por sua vez, federalizando dezenas de associações) que se dedicam à organização e promoção do voluntariado solidário em hospitais, escolas, prisões ou onde quer que o seu trabalho seja socialmente útil. A CPV é, atualmente, vice-presidente do Centro Europeu do Voluntariado.

Na cerimónia comemorativa, apresentada pelo decano João Teixeira (que há 40 anos se dedica à causa do voluntariado), o presidente da CPV, Eugénio Fonseca, agradeceu a "estreita colaboração" do Município com os voluntários, "centrada no bem comum". Foi ainda apresentado o novo Conselho Consultivo do Voluntariado, que integra diversas personalidades da vida pública portuguesa, como Maria José Rita ou a jornalista Fernanda de Freitas.

Na qualidade de anfitrião, o vereador do pelouro dos Direitos Sociais, João Afonso, recordou o papel do Município na promoção do voluntariado e a sua colaboração com a CPV, destacando o facto de Lisboa ter sido distinguida com a nomeação de "Capital Europeia do Voluntariado 2015".

Saiba mais sobre a Confederação Portuguesa do Voluntariado em www.convoluntariado.pt