*
*
*
*
Lisboa apoia as pessoas sem-abrigo - NPISA
15-01-2015 CH/CML

A pensar nos mais desfavorecidos, o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, assinou um protocolo, no dia 14 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que visa a constituição do Núcleo de Planeamento e Intervenção da Pessoa Sem-Abrigo, com a Santa Casa da Misericórdia, Segurança Social e 16 instituições que trabalham com este público-alvo. Veja aqui o video

O Núcleo de Planeamento e Intervenção com a Pessoa Sem-Abrigo irá intervir no Espaço Não Habitacional Municipal, designado Cais do Gás, sito no Cais do Sodré. No local, funcionará a Unidade de Atendimento a Pessoas Sem-Abrigo (UAPSA), que se destina a pessoas isoladas e/ou famílias em situação de sem-abrigo e/ou com domicílio instável, assim como às que se encontrem de passagem por Lisboa, em situação de emergência social, nacionais e/ou estrangeiros, que a ela recorram por sua iniciativa, através de sinalização ou por encaminhamento de outros serviços ou instituições.
Esta Unidade, conta, no seu eixo de intervenção, com três sub-coordenações : Atendimento, Atuação e Acolhimento.
O Atendimento da unidade será coordenado pela SCML, à qual compete responder a sinalizações, efetuar triagem, atendimento de emergência e bolsa de gestores de caso. A Atuação terá a coordenação da Comunidade Vida e Paz, à qual compete centralizar toda a informação, avaliar a localização, implementação e gestão dos Núcleos de Apoio Local (NAL), bem como a articulação das rotas das equipas de distribuição alimentar e voluntariado. O Acolhimento será coordenado pela autarquia que centralizará toda a informação que diga respeito às respostas de Alojamento e de Reinserção, em articulação com a Segurança Social.
No final da cerimónia, da assinatura dos protocolos, perante uma sala repleta de entidades e individualidades, o vereador João Afonso congratulou-se com a iniciativa deste trabalho em rede, salientando a importância, da mesma, para “a construção de uma cidade melhor”.