*
*
*
*
*
Lisboa assinala Dia Internacional do Voluntariado
09-12-2014 CH/CML

Um dia depois de Lisboa ter sido escolhida como capital do voluntariado em 2015, o Dia Internacional do Voluntariado, 5 de dezembro, foi assinalado pela Câmara Municipal. Numa cerimónia que contou com muitos voluntários, o vereador dos Direitos Sociais agradeceu e reconheceu o esforço de todos os que têm trabalhado em prol da comunidade, realçando o papel que o voluntariado tem na cidade. Veja aqui como correu a cerimónia

Na sessão, que teve lugar nos Paços do Concelho, João Afonso sublinhou que “muito do que tem sido feito pelos nossos concidadãos é graças a vocês, sem vós a cidade não era o que é hoje”. O vereador realçou ainda que o prémio ganho pela cidade é fruto de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia através da Rede Social de Lisboa, que inclui o voluntariado numa das suas 26 ações.
O Banco de Voluntariado da Câmara Municipal de Lisboa conta atualmente com 2 500 cidadãos e cerca de 200 instituições que prestam serviços em áreas tão distintas como a cultura, a teleassistência, o apoio nas comissões de proteção de crianças e jovens, eventos vários, ou na Quinta Pedagógica e na Casa dos Animais, por exemplo. “2015, será o vosso ano, conto convosco para trabalharmos em conjunto” concluiu o vereador.
Na ocasião, João Afonso, acompanhado dos vereadores Duarte Cordeiro e Carlos Manuel Castro, e de vários dirigentes municipais, entregou um certificado de formação aos voluntários envolvidos nos projetos da autarquia.
Fernanda Freitas, apresentadora de televisão e presidente, em 2011, do Ano Europeu do Voluntário, conduziu no final da cerimónia um animado leilão onde todos os presentes tiveram uma possibilidade de escolher um posto de voluntariado do seu agrado, entre as 13 propostas apresentadas.