(C) Carles Agusti
(C) Carles Agusti
Lisboa é a Capital Europeia do Voluntariado 2015
05-12-2014 AR/CH

Lisboa foi escolhida como Capital Europeia do Voluntariado em 2015, sucedendo à cidade de Barcelona, que com este anúncio encerrou as actividades que o município catalão desenvolveu durante o ano em que teve este estatuto. A escolha do júri internacional foi revelada ao fim da tarde de hoje, véspera do Dia Internacional dos Voluntários (dia 5 de Dezembro), que se celebra com uma sessão comemorativa nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, a partir das 17h00.

Lisboa foi escolhida por um júri internacional como Capital Europeia do Voluntariado, entre outras cidades seleccionadas para o concurso: Basel, na Suíça, e Nápoles, em Itália. Entre os critérios de análise encontram-se os níveis de aplicação, por cada município concorrente, das políticas incluídas no PAVE - Policy Agenda for Volunteering in Europe, apresentado em 2011. Foram assim consideradas questões ligadas com a dinâmica global do voluntariado, as qualidades do trabalho desenvolvido no âmbito deste sector, a relevância do seu papel na comunidade e o reconhecimento conferido ao papel do voluntário.
O estatuto de Capital Europeia do Voluntariado pretende promover o voluntariado a nível das políticas locais, dando ênfase às cidades que melhor desenvolvem e acolhem estratégias de participação e envolvimento de parceiros e organizações de voluntários nas suas estratégias de intervenção.
O papel do voluntariado em Lisboa e a sua intervenção na comunidade foi realçado ontem, na cerimónia de anúncio da nova capital europeia, pelo vereador João Afonso, que reafirmou o empenho do município no alargamento da estratégia de parceria e envolvimento das organizações de voluntários nas diversas áreas do Plano de Acção para os Direitos Sociais aprovado pela Câmara Municipal de Lisboa.