*
*
*
Campanha "0% Pobreza"
21-10-2014 DC
De 17 a 19 de Outubro de 2014

A Câmara Municipal de Lisboa associou-se à Rede Europeia Anti-Pobreza para realização da campanha “0% Pobreza”.

A campanha "0% Pobreza" tratou-se de uma campanha de sensibilização de âmbito nacional que se iniciou no dia 17 de outubro - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Com esta campanha pretendeu-se ativar a responsabilidade social individual de cada cidadão, bem como a responsabilidade coletiva para a necessidade de construir uma sociedade inclusiva, livre de pobreza e que assegure a dignidade e o respeito pelos Direitos Humanos.

Esta campanha, teve como objetivos:

- Sensibilizar todos os cidadãos para as situações de pobreza que são mais visíveis no seu meio envolvente, desconstruindo eventuais estereótipos e apelando a uma cultura de solidariedade e cooperação.

- Apelar à consciencialização individual e coletiva sobre os factos e números relacionados com a pobreza e a exclusão social promovendo a responsabilidade de todos na resolução destes fenómenos.

- Transmitir as seguintes mensagens: a existência de uma sociedade mais justa e coesa é possível; e toda a sociedade beneficia com a erradicação da pobreza e da exclusão social

- O reconhecimento do direito das pessoas em situação de pobreza e exclusão social a viver com dignidade e participar plenamente na sociedade

No âmbito desta campanha, foram colocadas várias faixas, cartazes e setas com frases alusivas ao combate à Pobreza, situadas junto a várias estátuas e esculturas da Cidade de Lisboa, que estiveram patentes durante este fim-de-semana no Largo do Camões, Largo Trindade Coelho, Praça da Figueira, Praça do Comércio e Rossio.