*
24 de Outubro
Dia Municipal para a Igualdade
16-10-2014 CH

O primeiro Dia da Igualdade vai acontecer em Lisboa, já na próxima sexta-feira, relembrando que há muito por fazer em termos dos direitos sociais, que afectam directamente os mais diversos grupos de pessoas.

O programa do dia ilustra um pouco o esforço feito nos diversos campos de actuação, com destaque para o memorial dedicado a Maria de Lourdes Pintasilgo, numa iniciativa conjunta CML / Junta de Freguesia de Arroios que homenageia uma mulher precursora na luta pelos direitos humanos e sociais em Portugal e no plano internacional. Esta cerimónia marca também os dez anos sobre a morte desta mulher estadista.
O Dia para a Igualdade foi criado no âmbito do IV Plano Nacional para a Igualdade 2011-2013, tendo por base o envolvimento dos municípios neste esforço e procurando, assim, a territorialização das políticas públicas de âmbito nacional. Está já a ser marcado, desde 2010, em algumas autarquias. É pela primeira vez celebrado em Lisboa, numa iniciativa do Pelouro dos Direitos Sociais da CML.

9h30 – 12h30 Fórum “Conciliação. Tempo e pessoas.” - Museu do Fado (em parceria com comissão organizadora do Dia Municipal para a Igualdade)

17h Inauguração do memorial Mª Lourdes Pintasilgo, c/ Junta de Freguesia de Arroios - Jardim dos Sabores (ao Campo dos Mártires da Pátria) – Iniciativa conjunta da JF Arroios com a CML

18h30 Corrida/Marcha pela Igualdade - Parque das Nações – Iniciativa da CML (DDS e DD), que procurará cruzar a agenda da igualdade com a prática desportiva. Parceria com o grupo organizado - Correr na Cidade - e Loja Pro Runner (que vai acolher o evento e fornecer aguas e bananas aos participantes)

20h00 Sopa para todos, iniciativa integrada na campanha solidária 2014, da Comunidade Islâmica de Lisboa – Mesquita de Lisboa (Praça de Espanha)