*
*
*
1 de Outubro
Dia Internacional das Pessoas Idosas
03-10-2014 CH

O Pelouro dos Direitos Sociais associou-se às comemorações do Dia Internacional das Pessoas Idosas promovidas pela APRe! - Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados no dia 1 de Outubro.
Recebidos pelo Vereador João Afonso no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a delegação da APRe! Lisboa entregou um Manifesto onde pedem maior atenção para os idosos e se disponibilizam para colaborar e/ou a implementar actividades dirigidas a este grupo social. Neste Manifesto sugeriam também a criação dum Conselho Municipal do Idoso.

O Vereador João Afonso acolheu com entusiasmo as propostas do Manifesto, tendo apresentado o Plano de Acção do Pelouro dos Direitos Sociais para 2014- 2017.
Na área dos Direitos Sociais, as políticas de Igualdade constituem instrumentos essenciais para a coesão social. O Plano desenvolve-se em 3 eixos: Participação, Coesão e Intervenção.
No eixo da Coesão, o Envelhecimento Activo representa o combate à descriminação e a promoção de uma participação igualitária na vida a cidade.
No final, o Vereador convidou a APRe! a fazer parte das comemorações do Dia Internacional da Terceira Idade, que se celebra a 28 do corrente mês.

Leia o Manifesto da APRe!

“Senhora Presidente/Senhor Presidente

O Dia Internacional das Pessoas Idosas comemora-se hoje.
Somos um jovem colectivo de cidadãs e cidadãos idosos.
No dia de hoje tomamos a iniciativa de visitar algumas das autarquias onde o nosso colectivo está organizado e desenvolve regularmente iniciativas.
Queremos com esta iniciativa saudar o Poder Local Democrático da II República, nos quarenta anos de Abril.
Reconhecemos a sua importância junto das nossas comunidades, particularmente das mais desfavorecidas.
Estamos disponíveis para ajudar a autarquia na implementação de iniciativas que permitam a sua integração na rede de Autarquias Amigas das Pessoas Idosas, conforme desígnio da Organização Mundial de Saúde.
Estamos disponíveis para, com outros, integrar o Conselho Municipal do Idoso, local ideal para o saudável encontro da democracia representativa e da democracia participativa, na procura do bem estar dos mais velhos.
Bem assim a implementar, em conjunto com outros, em cada autarquia, a Comissão de Protecção aos Séniores em Risco.

Pel’A Direcção da APRE!”