Visita a Lisboa do Conselho Sueco de Informação sobre Álcool e outras Drogas
01-10-2014 CH

O Vereador João Carlos Afonso recebeu uma delegação de 17 representantes do Swedish Council for Information on Alcohol and Other Drugs (CAN), organização que trabalha na prevenção e investigação na área da toxicodependência. A visita da delegação a Lisboa teve como objectivo educar os representantes regionais do CAN para diferentes formas de fazer pesquisa e prevenção em jovens e adultos.

Nesta recepção foi apresentado um estudo sobre a problemática da toxicodependência em Lisboa tendo-se seguido duas visitas da delegação a dois projectos na área da prevenção da toxicodependência. A primeira visita foi ao projecto In-Mouraria criado no âmbito do “Programa de Desenvolvimento Comunitário da Mouraria” da Câmara Municipal de Lisboa, com intervenções dirigidas a populações em situação de maior vulnerabilidade naquele bairro lisboeta. Este projecto é desenvolvido pelo Grupo Português de Activistas do HIV / SIDA e consiste na implementação de um centro de respostas integradas para pessoas que usam drogas. Nesse espaço desenvolvem-se intervenções sociais, apoio na saúde (médico e de enfermagem), apoio de pares (pessoas que usaram drogas), rastreio de doenças infecto - contagiosas e acções de prevenção.
A Segunda visita foi à Unidade Móvel do Programa de Substituição em Baixo Limiar de Exigência (Metadona) na Praça de Espanha. O Programa de Substituição em Baixo Limiar de Exigência, é desenvolvido pela Associação Ares do Pinhal e decorre da necessidade de assegurar estruturas de proximidade, que possibilitam a redução do número de consumidores de substâncias ilícitas em situação de rua, potenciam o número de utentes que aderem e acedem a respostas de âmbito psicossocial e saúde e consequentemente contribuem para a melhoria e protecção da saúde pública.