*
Dia Internacional da Juventude
12-08-2014 CH
12 de Agosto 2014

Em 1999, na sequência da Conferência Mundial de Ministros responsáveis pela Juventude (Lisboa, 8-12 de Agosto de 1998), a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o Dia Internacional da Juventude, celebrado a 12 de Agosto.

Segundo os CENSOS 2011, residem 112.879 jovens dos 15 aos 29 anos em Lisboa, representando cerca de 20% da população da cidade. Estes números aumentam significativamente se se considerarem jovens que, apesar de não residirem na cidade, passam nela grande parte do seu tempo, estudando, trabalhando.
Tendo em conta o importante papel dos jovens no presente e no futuro da cidade, a Câmara Municipal de Lisboa entende como fundamental a Juventude ser uma área política bem definida no trabalho do Município, sendo que, no presente mandato, esta é da responsabilidade do Pelouro dos Direitos Sociais.

No seu Plano até 2017, este Pelouro, inclui:
• A criação de um programa de educação para os Direitos Humanos e a Cidadania Democrática vocacionado para a juventude;
• O lançamento de um programa para a capacitação das lideranças juvenis;
• O desenvolvimento de um serviço de atendimento técnico a organizações juvenis;
• A contribuição para a promoção da habitação municipal para jovens.

Uma das prioridades, é a dinamização do Conselho Municipal de Juventude, que teve início em Maio com encontros informais, culminando na reunião de dia 30 de Junho, onde participaram 40 organizações de Juventude.

O CMJ tem sido não só uma plataforma para a participação de jovens na vida da cidade, mas também um espaço para a aprendizagem sobre cidadania democrática - a política de juventude é sobre jovens, é para jovens e faz-se com jovens.

A CML associou-se às comemorações do Dia Internacional da Juventude promovidas pela Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que neste ano focam-se no tema “Juventude e Saúde Mental" e terão lugar no Centro Desportivo Nacional do Jamor, entre as 9:00 e 18:30. ver programa