*
Vereador João Afonso acompanha missão da OCDE em Lisboa
21-07-2014 CH

Nos dias 21 a 23 de Julho, o Pelouro dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, na pessoa do Vereador João Carlos Afonso, acompanhará a Missão de Estudo dos Técnicos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que visitará Lisboa para, em conjunto com especialistas na área do envelhecimento, promover o debate em torno do envelhecimento nas sociedades desenvolvidas. 

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) encontra-se a desenvolver um projecto sobre Políticas de Desenvolvimento Urbano Sustentável em Sociedades em Envelhecimento (2013/14) que tem como estudos de caso cidades como: Colónia (Alemanha), Toyama (Japão), Manchester (Reino Unido),  Milão (Itália) e entre as quais se inclui Lisboa (Portugal).

O objectivo deste projecto é explorar o papel das cidades na área do envelhecimento, incluindo a forma como poderão mitigar os desafios do envelhecimento e como torná-las sustentáveis para todas as gerações, com vista à elaboração de um conjunto de Recomendações para as cidades que enfrentam este desafio.

O Projecto centra-se em três questões políticas: i) o que são "sociedades envelhecidas"? Qual o impacto que o envelhecimento das sociedades tem sobre o desenvolvimento urbano sustentável; ii) o que podem fazer as cidades para mitigar os desafios do envelhecimento por forma a ajustarem-se às especificidades das sociedades envelhecidas; iii) como potenciar sinergias entre os actores públicos e privados, incluindo os governos nacionais/locais e sectores público/privado, na construção de cidades sustentáveis, no contexto das sociedades envelhecidas.

O primeiro módulo deste encontro, que terá lugar a 21 de Julho,  contará com o Presidente do Instituto do Envelhecimento, Dr. Manuel Villaverde Cabral, que fará uma apresentação sob o tema “Tendências e desafios ao envelhecimento” No dia 23 de Julho a sessão de encerramento será aberta à comunicação social, pelas 11h00, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho.