*
Projecto Ameixoeira Criativa
27-03-2014 http://www.ameixoeiracriativa.pt/

O Projeto Ameixoeira Criativa tem como objetivo qualificar indivíduos da comunidade em situação de risco e vulnerabilidade social, desempregados e /ou com baixos rendimentos, nas áreas da costura, artesanato e empreendedorismo, de forma a melhorar os rendimentos familiares permitindo aos participantes autonomia, para que produzam em conjunto e aprendam a gerir um empreendimento dentro da economia solidária, fomentando a cidadania e inserindo-os formalmente no mercado de trabalho.

Durante a sua implementação, o Projeto Ameixoeira Criativa tem vindo a utilizar, como mote, palavras que traçam o perfil dos seus objetivos (integrar, inovar, mudar, valorizar, qualificar, empreender, produzir, gerir, partilhar). Para este início de 2014, VISUALIZAR, foi a escolhida. Vivemos tempos de grandes dificuldades e enormes desafios! É com otimismo que pretendemos trilhar o caminho para atingir as nossas metas. Com uma visão assertiva, idealizar e concretizar os nossos sonhos. Ter a força de vontade para viver o sucesso e espalhar de forma contagiante a boa disposição criada na Ameixoeira Criativa!

Proporcionar um espaço de aprendizagem, convívio, multiculturalidade e desenvolvimento de competências pessoais e sociais, para a execução de trabalhos produtivos que resultem em geração de receitas, fomentem a dignidade, cidadania, autoestima e promovam qualidade de vida, para as famílias e demais participantes é, em suma, o grande objetivo deste Projeto.

Todo este trabalho só é possível pelo esforço e dedicação da Entidade Promotora (ALCC – Associação Lusofonia Cultura e Cidadania) e dos parceiros formais (Junta de Freguesia de Santa Clara, Associação Raízes, Associação Cafinvenções – Associação Cultural, Artística e Educativa, UDAL – União Desportiva da Alta de Lisboa, ADI – Instituto Superior de Gestão) e novos parceiros (Centro de Saúde do Lumiar – ACES Lisboa Norte, Gebalis, EEM – Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa, Pluridata – Informática e Gestão, Lda), bem como da Câmara Municipal de Lisboa que acreditou neste projeto, tornando-o uma realidade, através do Programa BIP/ZIP Lisboa 2013 – Programa Local de Habitação.

Pode consultar mais informação aqui.

Documentos
Documento em formato application/pdf Cartaz155 Kb