11.ª edição do Concurso
Escola Alerta!
14-10-2013

Está aberta a 11.ª edição do Concurso “Escola Alerta!” para o ano letivo de 2013/2014.

Este concurso, que o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., promove desde 2003, destina-se a sensibilizar e mobilizar os alunos e as escolas para a garantia da igualdade de oportunidades, para a não discriminação e para a defesa dos direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência, tendo-se revelado um importante meio para o desenvolvimento de competências de cidadania ativa nos alunos que nele participam.

O Concurso é dirigido às escolas dos ensinos básico e secundário do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, as quais deverão remeter diretamente a este Instituto os trabalhos por elas selecionados, havendo lugar à atribuição de prémios nacionais.

Os trabalhos a realizar pelos alunos, sob a orientação do pessoal docente, deverão consistir no desenvolvimento dos princípios consignados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e na Lei de Bases da Prevenção, Habilitação, Reabilitação e Participação das Pessoas com Deficiência, mediante a apresentação e divulgação de propostas de solução exequíveis e inovadoras para a sua concretização.

O Regulamento do Concurso e a respetiva Nota Explicativa estão disponíveis no sítio do INR, I.P., http://www.inr.pt , no menu “Programas e Projetos "Escola Alerta!".

Neste “Ano Europeu dos Cidadãos”, solicitamos muito especialmente a ampla divulgação do projeto em apreço junto dos alunos e docentes, desde já agradecendo o vosso contributo para uma maior participação e envolvimento de todos ao longo deste ano letivo.